A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA.
top of page
  • Foto do escritorThiago Anjos

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA.

A água é um solvente natural para vitaminas e minerais, também para micróbios e substancias tóxicas. Estar bem hidratado, significa facilitar as coisas para o nosso organismo. Sem dúvida alguma, a água, é o mais importante Detox que podemos fazer.




1. Qual a importância da água?


A água constitui 70% do nosso corpo, em alguns lugares, como a córnea, chega a 90%, até nossos ossos tem 22% de água.

Alexis Carrel foi um cientista que recebeu prêmio nobel de medicina em 1912, em Lyon na França. Ele deixou um coração de embrião de galinha em uma solução, este coração bateu por 28 anos, onde a gente sabe que a vida média de uma galinha é de no máximo de 7 à 8 anos. Com isto ele provou ao mundo que quem determina a idade celular é o meio ambiente onde ela se encontra. A qualidade da água que você está bebendo com certeza vai contribuir para quanto anos de vida você vai ter.


2. Para que serve a água?


A água é um solvente natural para vitaminas e minerais, também para micróbios e substancias tóxicas. Estar bem hidratado significa facilitar as coisas para o nosso organismo. Sem dúvida alguma, a água, é o mais importante Detox que podemos fazer.


3. Quais os benefícios da água?

São inúmeros, entre eles vamos citar alguns:

a) Doença cardio vascular e AVC - Prevenção de coagulação sanguínea, ajuda a diluir o sangue.

b) Na infecção - Aumenta a eficácia do sistema imune.

c) Na depressão - Aumenta a produção da serotonina (hormônio do bem estar).

d) No distúrbio do sono - Aumenta a produção de melatonina.

e) Falta de energia - Água é lubrificador da mitocôndria (organela responsável pela produção de energia).

f) No déficit de atenção - Cérebro hidratado regula melhora as suas funções.



4. A sensação de sede permanece igual durante a vida?


Não, com o passar da idade vamos sentido menos sede, com o envelhecimento, há redução de 20% a 30% da água corporal total e de 8% a 10% do volume plasmático. A redução é maior no conteúdo intracelular. Esta “desidratação crônica” é agravada pela menor sensação de sede, tornando o idoso mais vulnerável à desidratação aguda e às reações adversas das drogas, pois o sangue vai está mais concentrado. Por isto é necessário separar na geladeira garrafas para poder lembrar e controlar a quantidade de água ingerida durante o dia, que vai variar de acordo com o peso da pessoa, em média de 2 a 4 litros por dia.




5. O que é desidratação?


É o conjunto de alterações decorrentes da perda de água do organismo, que pode ocorrer por via cutânea (pele), digestiva, renal e respiratória. A nossa água encontra-se 66% intracelular (dentro da célula), 26% no interstício (entre as células) e 8% no sangue.


6. Tomar água faz bem ao coração?


Sim. Em um trabalho de 2002, com mais de 20.000 homens e mulheres sem histórico de doenças cardíacas, foram avaliadas pessoas que tomaram menos de 2 copos de água por dia. Pessoas que tomaram de 3 a 4 copos, e pessoas que tomaram mais de 5 copos por dia. A pesquisa avaliou a redução do risco relativo de morte cardíaca. A conclusão do trabalho mostrou que quem consumia de 3 a 4 copos de água por dia, reduzia o risco de morte cardíaca em 44%. Este índice aumentou para 52% se o consumo fosse de 5 ou mais copos por dia.


7. Quais as consequências da desidratação?


São muitas, vamos citar algumas:

a) Enjoo matinal em gravidas é um indicador de desidratação da mãe e feto.

b) Angina é a forma mais avançada de desidratação do coração e pulmão.

c) Crises de fibromialgia frequentemente é desencadeada por desidratação.

d) Asma.

e) Envelhecimento da pele.

f) Morte, pois pode levar a falência dos órgãos.


8. Quanto devo tomar de água por dia?


Vai depender do seu peso, veja a fórmula abaixo:


Peso corporal (Kg) x 0,033 = quantos litros de água deve beber.

Exemplo: Para 75 Kg

75 X 0,033 = 2,5 litros/dia.


9. Água alcalina faz bem a nossa saúde?


Sim. Quanto maior o ph da água, melhor para nossa saúde. Quando a água alcalina chega no estômago que tem ph ácido, ele vai aumentar a sua acidez para normalizar o seu ph, nesta reação ocorre a produção de bicarbonato, que vai para o sangue alcalinizando o mesmo.



 
bottom of page