• Dr. Humberto Arruda

O QUE É DIABESIDADE?

Atualizado: 18 de Jun de 2019


É a mistura da diabetes com a obesidade. Diabetes e obesidade andam de mãos dadas.Infelizmente as estáticas são assustadoras, uma em cada três crianças nascidas nos EUA, apartir do ano 2000 irá desenvolver diabetes durante a vida. 25% dos americanos entre 65 e 74 anos e 25% dos adolescentes obesos vão ter diabetes tipo 2. 40% dos brasileiros estão com sobrepeso(IMC maior que 25),aumentando muito suas chances de adquirir diabetes.


01. Qual a diferença entre glicose e insulina?

A glicose é um dos carboidratos mais importantes na biologia,avalia a quantidade de açúcar no nosso corpo.É importante lembrar que conseguimos obter glicose no nosso corpo a partir de gordura e proteína.

A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas, com a função de baixar a glicose, e ela alta é o grande vilão da obesidade e da diabetes.


02. Qual o valor da glicose e insulina ideal?

O importante é que devemos trabalhar com a glicose abaixo de 85 e a insulina abaixo de 7, para se ter saúde.


03. Entre uma banana, uma colher de sopa de açúcar e uma fatia de pão integral, qual o mais prejudicial para o paciente diabético?


O índice glicêmico da banana é de 54; do açúcar é 68 e do pão integral é 71, consequentemente a fatia do pão integral é a pior de todas.


04. A diabetes predispõe a hipertensão?

Sim, existem cinco causas básicas que podem levar ao aumento da pressão, entre elas deficiência de magnésio, deficiência de vitamina D3, aumento de acido úrico, hipotireoidismo e resistência insulínica, comum nos pacientes diabéticos, pois leva a retenção de sódio, elevando a pressão.


05. Quais os sinais clínicos de resistência insulínica?

São obesidade (IMC acima de 30), hipertensão, dislipidemia (colesterol e triglicerídeos altos), esteatose (fígado gorduroso), gota (acido úrico aumentado), skin tags (etiquetas de pele), hirsutismo (aumento de pelos) e acontose nigricans (manchas escuras em pescoço, axilas e virilhas).


06. Em pacientes diabéticos qual lugar menos doloroso para medir a glicose no sangue?

Para pacientes diabéticos que fazem a medição diária da glicose, o melhor local é a face lateral do dedo midinho.




07. Quais as causas da obesidade?

Em primeiro lugar está o aumento da insulina, depois vem aumento da leptina (hormônio da saciedade) e em terceiro lugar o hipotireoidismo.


08. Como se faz para medir a circunferência abdominal?

Pegue uma fita métrica normal de costureira e faça varias medidas em locais diferentes do abdomem, você vai considerar a maior medida de todas. Nas mulheres, serão consideradas não obesas aquelas com resultados menores que 80 cm, sobre peso entre 80-94 cm e obesas acima de 94 cm; já nos homens consideramos não obesos aqueles com medida abaixo de 88 cm, sobre peso entre 88-102 cm e obesos aqueles com medidas acima de 102 cm.


09. É possível um paciente diabético que usa insulina deixar de usá-la?

Sim. Será solicitado para ele a dosagem do peptídeo C, que se der acima de 1 ng/ml ele, no futuro, poderá deixar no futuro de usar a insulina. Porém, vai depender da mudança de hábitos alimentares.


10. Como se faz para baixar a insulina?

Existem várias formas para baixar a insulina, entre elas, jejum intermitente, reduzir os carboidratos (massas e açúcares), aumentar a ingestão de gordura boa (óleo de coco, azeite, castanhas, etc), aumentar o consumo de fibras, fazer uso de vinagre de maçã, uso de condimentos como a cúrcuma ou açafrão.




#DIABETES #OBESIDADE #DIABESIDADE