DÚVIDAS SOBRE VITAMINA D3? DR. HUMBERTO RESPONDE.
top of page
  • Foto do escritorThiago Anjos

DÚVIDAS SOBRE VITAMINA D3? DR. HUMBERTO RESPONDE.

Atualizado: 18 de jun. de 2019


É o hormônio esteróide mais potente encontrado no organismo humano, que conseguimos produzir naturalmente quando nos expomos ao sol. Os hormônios esteróides são aqueles solúveis em gordura.


1. Por que a hipertensão arterial é mais comum na raça negra do que na branca?

Porque a raça negra tem maior dificuldade para absorver os raios solares e, consequentemente, vitamina D3, devido à disfunção endotelial. O resultado é que, quanto menor a vitamina D3 no corpo, maior as suas chances de ter pressão alta.


2. A deficiência da vitamina D3 pode levar ao desenvolvimento do Diabetes tipo I e II?

Sim. A vitamina D3 é necessária para produção e liberação da insulina, que é um hormônio produzido no pâncreas com a finalidade de baixar a glicose.


3. O que é Helioterapia?

Era um tratamento muito utilizado na antiguidade, para tratar diversas moléstias, onde utilizavam a luz solar sobre a pele. Existiam vários locais chamados de solários, muitos deles famosíssimos, principalmente na Grécia antiga. Hoje é uma terapia que está sendo resgatada pelos inúmeros, como manter a vitamina D3 em níveis adequados.



4. O sol causa câncer de pele?

Tudo em excesso faz mal. A exposição ao sol exagerada poderá trazer sim danos à saúde. Apesar de que, para cada morte devido ao câncer de pele causada por raios ultravioletas, mais de 200 pessoas morrem de todos os tipos de cânceres, por carência da radiação solar.


5. Quais doenças são causadas pela falta do sol?

São inúmeras. Entre elas, câncer de mama, câncer de colon, diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doença cardíaca, esclerose múltipla, câncer de ovário, osteomalacia, osteoporose, câncer de próstata, psoriase, raquitismo, doença afetiva sazonal, perda dos dentes, tuberculose, depressão, Alzheimer, Parkinson, entre muitas outras.




6. Os filtros solares são bons para proteger a nossa pele?

Infelizmente, a maioria não, pois bloqueia apenas os raios ultravioletas B e diminui a produção da vitamina D3. A grande maioria não bloqueia o causador do câncer e do envelhecimento da pele, que é o raio ultravioleta A.

O uso do filtro solar aumentou em 18 vezes, ou seja, em 1.800 % nos últimos 30 anos, enquanto a incidência de melanoma (o câncer mais agressivo de pele) triplicou.


7. A nossa habilidade de produzir vitamina D3 é a mesma durante toda a vida?

Não. Produzimos bem entre 20 e 70 anos de idade, quando nos expomos ao sol por um período adequado que seria entre às 12 e 14 horas do dia, por um período que vai variar de acordo com a cor da pele, em média de 10 a 15 minutos. A partir dos 70 anos, a produção diminui em quatro vezes, devido a diminuição da produção da enzima 1 alfa hidroxilase nos rins.


8. Quanto ingerir de vitamina D3 para termos uma boa saúde?

Isso varia de pessoa para pessoa. O ideal é manter a nossa vitamina D3 entre 50-100 ng/ml. Nos adultos em média 10000UI por dia. Em crianças, 1000UI para casa 5 kg de peso por dia. Porém, esse controle deverá ser feito com orientação do seu médico, que vai encontrar a sua dose ideal. É importante lembrar que 40000UI de vitamina D3 corresponde a 1mg.


9. Quais os benefícios de usar a vitamina D3?

Se todo mundo tivesse vitamina D3 em padrões ideais, com certeza, teríamos, em média, menos 50% de pessoas doentes no mundo.

Entre os muitos benefícios estão:

- melhorar a saúde óssea;

- fortalecer a imunidade (produz um antibiótico natural chamado de catelecidina);

- reduzir o risco de diabetes;

- melhorar a saúde hormonal (aumentar o estrogênio na mulher e a testosterona no homem);

- ajudar na perda de peso;

- proteger o coração (melhorar a hipertensão, diminui o risco de infarto e previne a arterosclerose);

- previnir e tratar doenças autoimunes.




 
bottom of page